21 novembro 2010

Isto anda tudo ligado

"Sim, estou a ensinar-te. Mas agora não olhes para mim como se eu servisse para qualquer outra coisa para além disto. Para alguma coisa mais que isto. Não faças isso. Fica aqui comigo. Não te vás embora. Concentra-se nisto. Não penses em mais nada. Fica aqui comigo. Farei o que quiseres. Quantas vezes tiveste uma mulher que te dissesse isto e falasse a sério? Farei tudo o que quiseres. Não o percas. Não procures noutro lugar, Coleman. É para isto, só para isto que estamos aqui. Não penses em amanhã. Fecha todas as portas, antes e depois. Ignora todas as maneiras sociais de pensar. O que a maravilhosa sociedade pode pensar? A nossa posição social? "Eu devia, eu devia, eu devia"? Que se lixe tudo isso. Como deves ser, como deves proceder, essa merda só serve para matar tudo. Posso continuar a dançar se é isso que interessa. O pequeno momento secreto ... se é só isso que conta. Essa fatia que nos cabe. Essa fatia do tempo. Não é mais que isso, e espero que o saibas"


Philip Roth, na soberba parte em que Faunia dançava para ele, em que nada mais senão eles, naquele momento, contava, in "A Mancha Humana"

4 comentários:

  1. Por momentos, não reparei nas aspas e fiquei atónita.

    Depois recompus-me, claro.

    ResponderEliminar
  2. Senhor Pipoco, sinceros parabéns pelas recentes alterações na sua popular casinha. Agora sim, dá gosto lê-lo.(e pouco trabalho também...)

    ResponderEliminar
  3. Lindo.

    Pensar demais estraga tudo, de facto.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Pipoco, ao lê-lo, quase senti, ainda que por breves instantes, o ímpeto de abrir uma garrafa Don Perignon de 96. Depois o excerto chegou ao fim. Nunca li o livro mas parece envolvente. Bem-haja pela dica, não ficará esquecida.

    ResponderEliminar