14 maio 2012

O teu rosto será o último

Pela primeira vez, desde que me lembro, li um livro duas vezes seguidas, só para ter a certeza que nada me tinha escapado na primeira leitura, algo de tão subliminar que só numa segunda e atenta leitura se clarificasse. Afinal, como de costume, não me tinha escapado nada na primeira leitura,"O teu rosto será o último", escrito por aquele rapaz do blusão de couro preto, é fácil de ler, quer seja pelas poucas páginas, quer seja pelas letras grandes e com espaçamento generoso, quer seja pela divisão em fracções curtas que mastigam melhor a história.

Não sendo um avanço civilizacional sobre os dois anteriores vencedores, "O Rastro do Jaguar" e "O Olho de Hertzog" (no ano passado não houve vencedor), é um livro muito mais vendável e chegará a muito mais leitores do que os anteriores, é um livro que fará bem ao ego de muitos leitores que poderão opinar com conhecimento de causa, de tal forma é pouco denso e legível, estou aqui a lembrar-me que o livro poderia ter sido escrito a meias por mim e pelo Ruben Patrick.

3 comentários:

  1. O Rastro do jaguar gostei (mas também sou parcial tendo em conta que tenho um fascínio qualquer por histórias/pela história da América Latina)

    Este não li mas também não me chama. Agora com a crítica literária do Pipoco muito menos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho cá para mim que você tem algo de masoquista, algum problema não resolvido em teenager, a Polo poderia ajudar, pois se até lê Ulysses, ou isso ou a crise deixou-o com pouco que fazer, que os Brents já tiveram melhores dias.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo29.5.12

    Mas por que é que toda a gente chega ao fim com a sensação de que lhe escapoubalguma coisa? Afinal o que é que aconteceu ao Celestino? O Celestino está retratado no quadro que apresenta duas personagens ? O Celestino é o da frente que é atacado pelo de trás? Donde surgido aquele quadro? Quem o pintou? Foi o António que atacou o Celestino? E isso tem que ver com algum episódio da guerra de África? O que é que me escapou na leitura do teu rosto? Trata-se do rosto do Celestino?

    ResponderEliminar